Entenda as principais Causas da Pouca Ejaculação e como você pode aumentar o volume de esperma

A quantidade de esperma na ejaculação masculina varia de 1,5 a 5 ml. Um homem que ejacula abaixo desse volume pode ter problemas de infertilidade. Mas quais são as principais causas da pouca ejaculação?

Para que o homem tenha sucesso em engravidar a parceira é necessário que a quantidade de sêmen expelido seja suficiente para neutralizar a acidez natural da vagina. Quando isso acontece, o caminho até o útero se torna amigável para que o espermatozoide chegue vivo e consiga fecundar o óvulo com sucesso.

A pouca ejaculação, ou o reduzido número de espermatozoides, tem o nome de hipospermia. São diversos os fatores que podem estar por trás das causas da pouca ejaculação, desde o processo natural de envelhecimento até a diminuição da testosterona.

Além disso, outros fatores como infecções ou doenças sexuais também podem ser causas da pouca ejaculação.

De fato, não é regra que a pouca ejaculação comprometa a fertilidade do homem. Na verdade, se a qualidade e a concentração forem adequadas, mesmo que o volume de ejaculação seja pouco, é possível ter sucesso na concepção.

O baixo volume de esperma na ejaculação está relacionado às vesículas seminais e à próstata, principais órgãos reprodutores masculinos. O sêmen expelido na ejaculação masculina é composto de 60% de vesículas seminais, 30% de vesículas da próstata, 9% de glândulas acessórias e 1% de espermatozoides propriamente dito.

No artigo de hoje vamos abordar as principais causas da pouca ejaculação e como isso interfere na vida sexual do homem.

Hipospermia x infertilidade masculina

O nome dado ao problema da baixa contagem de espermatozoides no sêmen é Hipospermia. Mas essa disfunção não necessariamente significa que o homem é infértil. Existem outros fatores além da quantidade de espermatozoides e sêmen que podem atrapalhar a concepção de um filho.

causas da pouca ejaculação

Portanto, a não ser que o casal esteja tentando dificuldade para engravidar é que o homem deve procurar um médico para verificar a qualidade de seus espermatozoides.

Entretanto, há casos em que o homem percebe que o volume de ejaculação é pouco ou diminuiu, e isso pode causar um certo desconforto. Assim, o melhor a se fazer é tentar identificar as causas da pouca ejaculação para buscar o tratamento adequado.

Causas da pouca ejaculação: será que tenho algum problema?

Entre as causas da pouca ejaculação, pode se encontrar as seguintes:

Envelhecimento natural

A medida que o homem envelhece, os testículos naturalmente diminuem a produção de espermatozoides. Isso está associado também a queda na produção de testosterona, ou DAEM – Deficiência Andrógena do Envelhecimento Masculino.

A popularmente conhecida Andropausa afeta os homens a partir dos 40 anos de idade. No entanto, este é um processo totalmente natural do organismo masculino.

Como a testosterona é o principal hormônio sexual masculino, é normal que a queda na sua produção interfira também no volume da ejaculação e na quantidade de espermatozoides produzida pelo corpo.

Ejaculação retrógrada

A ejaculação retrógrada é uma anormalidade que faz com que o sêmen, quando expelido, seja enviado para a bexiga. Por isso, a quantidade de esperma ejaculada é reduzida. Isso acontece quando o músculo responsável por fechar a passagem para a bexiga não funciona corretamente.

Há diversos fatores que podem fazer com que o homem passe a sofrer de ejaculação retrógrada: danos nos músculos da bexiga causados por cirurgias, danos nos nervos decorrentes de doenças como esclerose múltipla, diabetes mal controlada ou até mesmo pelo uso de certos medicamentos.

Ausência de vesícula seminal e canal deferente

Esta é uma das raras causas da pouca ejaculação e pode ser considerada uma doença genética.

Obstrução dos canais ejaculatórios

Caso haja alguma obstrução nas vesículas seminais, esta pode impedir que o sêmen chegue até a uretra. Esta é uma das causas da pouca ejaculação que é consequência de algum tipo de inflamação como prostatite, varicocele, gonorreia, entre outras infecções.

Denervação simpática

É a perda dos impulsos nervosos que chegam até o pênis. É como se o comando enviado pelo cérebro para que os músculos ejaculatórios entrem em ação se perdesse no caminho. Isso faz com que os músculos não trabalhem direito e a quantidade de sêmen não seja expelida por completo.

Cirurgia do colo da bexiga

Estre procedimento cirúrgico geralmente é realizado em homens que têm dificuldade de urinar. Por ser um procedimento realizado em uma região muito próxima dos testículos, ele pode interferir no aparelho sexual e ser uma das causas da pouca ejaculação.

causas da pouca ejaculação

Além de todos esses fatores, podemos também considerar outras situações que influenciam diretamente no volume da ejaculação:

  • Se o homem ejaculou uma ou várias vezes no mesmo dia, e normal que o volume de sêmen diminua;
  • Substâncias como álcool e tabaco, principalmente se usadas em excesso, podem ser causas da pouca ejaculação;
  • Excesso de peso e obesidade causa alterações no sistema hormonal, o que afeta, entre outras coisas, o volume da ejaculação e a qualidade dos espermatozoides.

Como é feito o diagnóstico da hipospermia?

Se você costuma ejacular pouco e desconfia que pode estar sofrendo de hipospermia, consulte um urologista. Somente o médico poderá solicitar exames precisos para comprovar o diagnóstico e identificar as possíveis causas da pouca ejaculação.

Para avaliar a quantidade de espermatozoides, bem como a qualidade deles, é solicitado um espermograma. Geralmente, este exame pede que o homem tenha uma abstinência sexual de 3 a 5 dias antes de fazer a coleta da amostra.

Caso o volume de espermatozoides seja inferior a 1,5 ml, então estará confirmada a hipospermia. Com isso, ele poderá também sugerir o tratamento mais adequado.

Como aumentar o volume de esperma

Não basta apenas diagnosticar a hipospermia, mas é preciso também identificar as causas da pouca ejaculação. Somente assim será possível ao médico sugerir o tratamento mais adequado.

Ou seja, não há um tratamento único para o problema uma vez que as causas podem ser distintas e variar de acordo com cada caso.

Existem comprimidos e suplementos naturais que são indicados para melhorar o nível de espermatozoides. Alguns desses medicamentos devem ser tomados apenas com orientação médica.

No entanto, os suplementos naturais não possuem contraindicações e tampouco efeitos colaterais. Por isso, são totalmente seguros para serem incorporados à sua rotina de alimentação diária.

Agora, se as causas da pouca ejaculação forem infecções ou outras doenças, pode ser administrado um tratamento com antibióticos específicos. Em outros casos mais isolados, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Tudo vai depender, na verdade, da causa principal do problema. Portanto, tenha em vista que a pouca ejaculação é um sintoma, e não uma doença em si.

causas da pouca ejaculação

Ter hábitos saudáveis também pode ajudar a aumentar o volume da sua ejaculação e na qualidade dos espermatozoides produzidos pelo organismo. Veja 3 hábitos que você deve adotar hoje mesmo para não ter problemas futuros:

Alimente-se bem

Uma alimentação saudável e equilibrada envolve comer todos os grupos de alimentos e na quantidade certa.

Evite bebidas e alimentos ultra processados, com muito açúcar ou com sódio em excesso como salsicha, salame e outros embutidos, nuggets e alimentos prontos que vão no micro-ondas, refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, sucos artificiais, macarrão instantâneo e qualquer outro alimento industrializado que você não consiga identificar os ingredientes no rótulo.

Inclua na sua alimentação mais legumes e verduras, carnes magras como frango e peixe, frutas e alimentos orgânicos. O modo de preparo dos alimentos também é importante. Prefira carnes grelhadas ou cozidas às fritas em óleo.

Alimentos ricos em antioxidantes como feijão, ameixa, maçã, alcachofra, amora e água de coco ajudam a melhorar a qualidade e volume da sua ejaculação.

Para beber, dê preferência para água ou sucos naturais.

Exercite-se

Exercitar o corpo regularmente acelera o metabolismo e melhora a produção natural de testosterona. Os exercícios também ajudam para que você tenha mais disposição e energia para todas as tarefas do seu dia.

Isso acontece porque, ao praticar atividade física, seu corpo produz mais endorfina, o hormônio do bem-estar. Veja mais alguns benefícios dos exercícios físicos:

  • Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente o coração.
  • Melhora o funcionamento do intestino.
  • Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão.
  • Melhora o humor e a autoestima.
  • Ajuda na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, diabetes, melito, hipertensão arterial, osteoporose e problemas respiratórios.
  • Contribui para o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de controle de apetite, de modo a trazer um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia.
  • Aumenta a perda de gordura e melhora a sua distribuição corporal. Também aumenta a massa magra corporal (músculos).

Caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana ou um pequeno circuito na academia já são o suficiente para promover esses benefícios para o seu corpo.

Viva melhor

Alimentação saudável aliada à prática regular de atividade física são ótimos para prevenir as principais causas da pouca ejaculação e para melhorar seu estilo de vida.

Mas é importante também adotar outros hábitos saudáveis como cuidar do sono, buscar atividades relaxantes para gerenciar os níveis de ansiedade e estresse, realizar consultas de rotina e exames de check up anualmente e prezar para um bom relacionamento com sua parceira.

Uma vida plena e equilibrada é feita de pequenas ações diárias que nos levam a uma melhor qualidade de vida.

Se você está tendo problemas para engravidar sua parceira, ou se o seu volume de sêmen diminuiu e você está preocupado com as causas da pouca ejaculação, não hesite em procurar um médico. Como falei, o pouco volume de sêmen pode ser sinal de um problema maior.

Espero que tenha gostado do artigo e se ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente através dos comentários ou no e-mail ecc.contato@gmail.com.

Um abraço e até a próxima.

Deixe sua Classificação
[Total: 6 Média: 5]

Já Deixou O Seu Comentário?

A Sua Opinião É Fundamental, Participe!

Leia tambem:

20 Alimentos Poderosos que contribuem para o Aumento da sua Potência

tadalafil

Como o Tadalafil age, quais são suas indicações, contraindicações e efeitos colaterais

remédio para ereção

Remédio para ereção: saiba se você realmente precisa e evite constrangimentos

AUMENTE SUA POTÊNCIA
EM APENAS 10 DIAS
COM ESTE EBOOK 100% GRATUITO!