Como é feita a Psicoterapia no Tratamento da Ejaculação Precoce
O homem tem muita vergonha de procurar ajuda profissional quando o assunto é disfunção sexual. Isso porque é socialmente anormal um homem apresentar fraqueza. Não existe dizer mais injusto que esse: “Homem não chora.” É claro que chora, pois ele é feito de emoções também. Por isso, o homem deve se libertar e se soltar, assumindo seus pontos fracos. E a disfunção sexual não é uma fraqueza, mas um reflexo da pressão que ele sente no dia-a-dia.
A ejaculação precoce é uma dessas disfunções e ela é causada principalmente por problemas psicológicos como o estresse, a pressão, a tensão e a ansiedade. Ao contrário do que muitos pensam, ela resulta do excesso da libido. O homem ejacula rapidamente porque ele está muito ansioso por sentir prazer. Porém, ele se esquece que precisa satisfazer a outra parte envolvida no relacionamento: a mulher.
Atualmente, 30% da população masculina sofrem dessa disfunção. Portanto, é um número assustador, e ele cresce à medida que as responsabilidades e o estresse aumentam. Por isso, ela é mais comum em grandes metrópoles. Então, o homem não deve se sentir mal por ter ejaculação precoce, já que ela também faz parte da vida de milhões de homens.
Para que o homem tenha a coragem de procurar ajuda especializada, ele deve primeiro assumir que sofre dessa disfunção. Mas esse é um caminho difícil a ser percorrido. Ele tem medo da sociedade, dos seus amigos e da sua parceira. Por isso, ela deve ser muito companheira e acompanhá-lo nesse momento definitivo na vida do casal.
O papel do psicoterapeuta é facilitar o encontro do seu paciente com ele mesmo. Muitas pessoas têm problemas emocionais porque não se conhecem. Assim, é difícil encontrar as causas de sintomas que aparecem por causa de problemas interiores. Para fazer com que esse homem se encontre, o profissional fará várias perguntas, algumas até muito íntimas.
Algumas vezes, o motivo do problema se encontra em passagens da vida da pessoa que nem ela se recorda claramente. O motivo, portanto, pode nem estar relacionado a problemas sexuais desse homem, mas em algum trauma de infância, como quando ele foi repreendido por uma figura feminina em algum momento de sua vida, por exemplo.
O psicólogo também precisa conversar com a parceira do seu paciente. Ela também muitas pistas sobre a origem da disfunção. O relacionamento do casal pode ter algum entrave que esteja causando a ejaculação precoce. Para tanto, deve haver muita honestidade nos relatos.
Através de várias sessões e de algumas dinâmicas, o homem aprende a se conhecer melhor e o casal vai ganhando a confiança necessária para se manter um bom relacionamento. Resolvidas as causas da disfunção, a mesma também estará solucionada.
Por isso, o diálogo é sempre muito importante dentro de uma relação. Há pessoas que se conhecem há anos, porém, nunca tiveram um diálogo sincero e profundo. Muitas vezes, problemas psicológicos são causados sem que se perceba, pois eles são criados no inconsciente das pessoas.
Com o tratamento psicoterápico, podem ser feitos exercícios fáceis e simples para ampliar o tempo ejaculatório. A vida sexual do casal poderá então, tornar-se plena e feliz. Conheça nosso tratamento natural para ejaculação precoce, Saiba mais.
Comments are closed here.