Curiosidades sobre a ejaculação
É natural ter diversas dúvidas relacionadas à ejaculação, pois tanto homens quanto mulheres não sabem tudo sobre o assunto, a não ser que eles sejam especialistas no tema. Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas e ainda descobrir coisas novas, que tal conhecer algumas curiosidades sobre a ejaculação?
Depois de conferir as curiosidades sobre a ejaculação, você será capaz de ficar menos inseguro em situações que requerem confiança antes, durante ou até depois de relações sexuais. Além disso, as curiosidades servem para você não passar vergonha ao cometer gafes no sexo.
Principais curiosidades sobre a ejaculação
1. Como a ejaculação ocorre: por ser um reflexo involuntário de estímulos sexuais, a ereção nem sempre é controlada em todas as relações sexuais, gerando casos de ejaculação prematura. Basicamente, a ejaculação acontece da seguinte maneira: a excitação sexual faz o cérebro enviar estímulos ao pênis, que fica ereto por causa da ação de neurotransmissores. Desse modo, o fluxo sanguíneo no pênis se intensifica, o que contribui para o aumento de tamanho do órgão sexual masculino, bem como a rigidez e a maior sensibilidade do pênis. Quando o tesão atinge o ápice, o esperma é liberado.
2. Estágios da ejaculação: o primeiro estágio da ejaculação consiste na ida do sêmen e de outras secreções até a uretra, através da glândula da próstata e das vesículas. Por sua vez, o segundo estágio da ejaculação caracteriza-se pela saída do fluido seminal pela uretra. A ejaculação, portanto, é o resultado das contrações musculares decorrentes das ações das duas etapas que acabamos de citar.
3. Dificuldade de ejaculação: enquanto alguns caras não conseguem se segurar e ejaculam rapidamente, também existem os homens que apresentam dificuldade para o alcance do orgasmo, que está associado à ejaculação. Essa dificuldade ocorre mesmo quando o desejo sexual é enorme. Caso você já tenha passado por isso, lembre que o que costuma causar tal problema é algum fator psicológico, como estresse ou ansiedade. Porém, há outras causas, que devem ser devidamente identificadas e tratadas a partir de um acompanhamento com um médico especialista.
4. Só esperma é liberado na ejaculação: se você já ouviu alguém falar que ejaculou urina, questione a credibilidade de quem contou essa mentira, pois não é possível que urina seja expelida junto do sêmen no orgasmo masculino. Essa impossibilidade ocorre porque a desembocadura dos condutos seminais da uretra possui um complexo dispositivo de válvula, que permite apenas a liberação de um tipo de líquido por vez. Como tal válvula exige um tempo para voltar à posição tradicional, é comum ter dificuldade para urinar logo após ejacular.
5. Quem fez vasectomia pode ejacular: apesar de não expelir os espermetozoides produzidos nos testículos, devido à ligadura dos vasos seminais, quem fez vasectomia pode ejacular. No entanto, essa liberação de fluidos inclui secreções da próstata, das vesículas seminais e das glândulas de Cowper. Além de ejacular um líquido diferente do que ejaculava antes da vasectomia, o homem em questão não deve se assustar com a quantidade expelida, que costuma ser cerca de 10% menor.
5. O líquido espermático não muda na masturbação: uma boa notícia para quem gosta e não tem vergonha de se masturbar é que o líquido espermático é o mesmo na masturbação e no sexo. O que isso quer dizer? Bem, isso significa que não há nenhuma diferença entre a ejaculação em relações sexuais e durante momentos de masturbação. Portanto, você pode se masturbar à vontade, sem nenhum receio relacionado à perda de espermatozoides, caso você queira engravidar uma mulher, por exemplo.
A partir das curiosidades acima, é possível relaxar e curtir mais cada momento íntimo, seja sozinho ou com uma parceira. Se você tem alguma pergunta sobre ejaculação, basta se expressar no espaço para comentários abaixo.