Ainda existe o mito de que as pessoas quando se tornam idosas anulam a sua vida sexual. Há alguns anos, a pessoa quando entravam na terceira idade estava fadada ao esquecimento, como se os anos de vida que lhe restassem fossem inúteis. Lembro de uma vizinha que tive na infância, que depois que se aposentou foi como se não existisse mais. Nunca mais a via na rua, no mercado, como se ela própria houvesse se resignado porque se tornou idosa. E com o sexo não é diferente, ainda mais quando as mulheres entram na menopausa, pois muitas acreditam que não terão mais prazer sexual devido aos sintomas dessa fase, sendo que um deles é a perda de lubrificação vaginal.
Nós, homens, também sofremos com o preconceito de que deveríamos viver uma vida sem sexo quando nos tornamos idosos. Mas como tudo isso não passa de mito, veja algumas dicas de sexo na terceira idade que derrubam essas falsas verdades por terra.
Dicas de sexo na terceira idade
As mudanças no corpo acontecem desde que nascemos, sendo que alguns momentos são mais significativos, como a puberdade e a vida adulta e na terceira idade não é diferente. No entanto, é preciso enxergar o que elas trazem de positivo e não simplesmente achar que as mudanças sinalizam o final da vida sexual.
Por outro lado, não se pode ser exigente consigo mesmo, achando que tudo deve ser igual a uma vez, é normal que você e a sua parceira não tenham mais o mesmo pique na cama. Por isso, é preciso respeitar o novo ritmo que o corpo de vocês tem. Mas isso não significa que o sexo não possa ser mais tão prazeroso como sempre foi.
Já se você sempre teve medo de arriscar na cama e inovar com a sua parceira, agora é o momento certo. Quando se é mais jovem, é normal que a insegurança trave até mesmo o comportamento entre quatro paredes, mas com a maturidade aprende-se que não custa nada tentar fazer diferente.
Também não pense que de uma hora para a outra as coisas vão simplesmente mudar por magia, as mudanças são gradativas. Se você não ignorá-las, será mais fácil de trabalhar com elas.
Como ser sexualmente realizado em todas as idades
Além disso, conversar com a sua parceira é sempre a melhor forma de resolver os impasses que podem ocorrer referentes ao sexo na terceira idade.Aliás, o diálogo com a sua parceira sexual é sempre importante e, agora, não tem motivo para que seja diferente.
Quanto às mudanças no corpo da sua parceira, uma dica é usar produtos que são aliados da falta de lubrificação, como oslubrificantesvaginais, sendo que basta adquiri-lo em qualquer farmácia.Ajudar a manter o corpo em forma também é uma das dicas de sexo na terceira idade, pois ao fazer exercícios físicos periódicos é possível manter a qualidade de vida como um todo.
Outras dicas são ingerir muita água para manter o corpo hidratado e ter uma alimentação balanceada e saudável. Já se você está pensando em tomar algum remédio, saiba que nem todos eles são seguros para a saúde, sendo que com hábitos saudáveis é possível atingir os mesmos objetivos. Por fim, faça exames periódicos para acompanhar a qualidade da sua saúde e, por consequência, da sua vida sexual. Além disso, mesmo na terceira idade o uso de preservativo é fundamental.