A ejaculação precoce caracteriza-se pelo orgasmo antecipado, quando o homem ejacula muito rápido. Ninguém precisa esperar horas para pode gozar durante uma relação sexual, mas quando a ejaculação ocorre em poucos minutos é porque há algo de errado. Se for o seu caso, não entre em pânico, pois há algumas dicas para evitar a ejaculação precoce.
Por não conseguir segurar a ereção por bastante tempo, é comum que o homem sinta que tenha fracassado no ato sexual. No entanto, é preciso ter força de vontade para não desanimar, afinal, se a ejaculação precoce tiver ocorrido apenas uma vez, não necessariamente ela acontecerá nas próximas relações.
Caso essa situação de descompasso seja recorrente, então você deve seguir algumas dicas para evitar a ejaculação precoce. A partir delas, será mais fácil controlar seus impulsos sexuais por um período maior, evitando possíveis constrangimentos durante o sexo, inclusive antes dele, uma vez que há homens que ejaculam até durante as preliminares.
Antes de colocar em prática as dicas para evitar a ejaculação precoce, é fundamental identificar as causas do problema. Você até pode contornar essa situação por um tempo com as dicas, mas se a raiz do problema não for resolvida, uma hora ou outra você falhará novamente no controle dos estímulos e acabará ejaculando precocemente.
Em alguns casos, o acompanhamento de um profissional da saúde pode ser bastante efetivo na resolução de transtornos ejaculatórios. Por conta disso, se você tiver dificuldade para ejacular na hora apropriada, procure o auxílio de um médico especializado em problemas dessa natureza ou até um psicológico, já que a maioria das causas está relaciona a ansiedade, depressão, experiências traumáticas e muitos outros problemas do tipo.
Durante o tratamento, algumas dicas são muito úteis para que você seja capaz de dominar o próprio corpo pouco a pouco. A primeira delas é saber respirar de forma adequada durante a excitação. Se você respirar de modo afobado, sem dar as devidas pausas entre um movimento e outro, o controle sobre a ejaculação será mais complicado.
Outra dica importante é recorrer à técnica da compressão, em que você deve interromper a penetração por alguns segundos quando notar que está prestes a gozar. Durante esses poucos segundos, aperte com os dedos a cabeça do pênis, também conhecida como glande. Depois que a vontade esfriar, volte à relação normalmente.
Além disso, é possível evitar a ejaculação precoce por meio da técnica do stop-start, que nada mais é do que a prática de parar de estimular o pênis quando a vontade de ejacular chegar a um ponto próximo do orgasmo. Distraia a cabeça com outra coisa quando tiver parado, para o tesão diminuir. Após alguns segundos é só voltar a penetrar ou a fazer os movimentos de estímulo sexual, pois a vontade de ejacular terá passado.
O fortalecimento do músculo pubococcígeo (PC) também é essencial para quem deseja prevenir a ejaculação precoce. Para quem não conhece, esse músculo é aquele localizado na região entre o saco escrotal e o ânus. Você costuma utilizar o músculo PC quando faz força para segurar a vontade de urinar, por exemplo. Logo, o fortalecimento desse músculo pode ser feito pela simulação da interrupção do fluxo da bexiga no ato de urinar.
Os exercícios para fortalecer o músculo pubococcígeo podem ser feitos em séries de contrações regulares. Cerca de 20 interrupções durante 3 vezes ao dia são suficientes para que o músculo passe a ficar mais forte, o que vai proporcionar um controle maior não só na hora de urinar, mas também durante qualquer relação sexual. Portanto, quanto mais você treinar, melhor será o seu desempenho, evitando a indesejada ejaculação precoce.