A ejaculação precoce é um comportamento aprendido porque geralmente ela começa na adolescência. Todas as experiências sexuais têm influência em como as pessoas vivenciam ou vivenciarão a sua sexualidade.
Existem dois fatores que podem definir uma ejaculação rápida: o quantitativo e o qualitativo. Alguns especialistas usam o primeiro fator para definir aqueles homens que ejaculam antes de dois minutos, ou seja, o ejaculador precoce é aquele que aguenta segurar a ejaculação por pouco tempo. Por outro lado, o fator qualitativo baseia-se na qualidade das relações sexuais, o ejaculador precoce seria aquele que não consegue satisfazer sua parceira em mais de 50% das vezes.
A tendência do ser humano é repetir comportamentos aprendidos e prova disso é que geralmente seguimos até a vida adulta algumas manias que nossos pais tinham quando éramos crianças. Essas manias ficam gravadas no nosso subconsciente e as repetimos sem nos darmos conta. Para mudar esses comportamentos, é difícil, porém, não impossível. Basta dedicação e força de vontade, além de muita concentração.
Do mesmo modo acontece que acontece com os comportamentos rotineiros, acontece com a vida sexual. Comportamentos adquiridos na adolescência são assimilados pelo cérebro como normais e ele age de acordo com o que aprendeu.
A masturbação é algo muito importante principalmente durante a adolescência, já que é com ela que o jovem vai aprender a lidar com o seu corpo. No entanto, quando o rapaz é repreendido ou tem medo de ser pego se masturbando, ele tenta ejacular o quanto antes para que não dê motivos para ser repreendido pelos seus pais ou avós. Não que ele deva se masturbar a qualquer hora ou em qualquer lugar, mas ele deve saber que é normal sentir a libido e a vontade de se tocar. Para tanto, deve haver muito diálogo na família.
Muitas vezes, os adolescentes têm a iniciação sexual com prostitutas. Como ele não tem muito dinheiro, acaba optando por garotas de programa que o fazem mais barato, porém, elas têm mais clientes. Por isso, a relação sexual deve acontecer muito rápido.
Desde crianças, os homens são criados para serem poderosos, tanto em casa quanto no trabalho, e a melhor maneira de se mostrar a masculinidade é sendo muito bom de cama. Com essas pressões da sociedade, eles se tornam ansiosos. Esse é um grande motivo que gera a ejaculação precoce em muitos homens.
As primeiras relações sexuais com a namorada também podem causar a precocidade da ejaculação. Isso porque essas relações geralmente são feitas em locais perigosos como a sala da casa da família, dentro do carro ou no meio do mato, devido à falta de dinheiro, característica dessa idade. Com medo de serem pegos, o garoto e a garota tentam chegar ao prazer no menor tempo possível. Isso fica assimilado no cérebro e o rapaz leva essa sensação por toda a vida.
Para reverter o quadro criado na juventude, é preciso procurar alguém especializado. O psicoterapeuta sexual é a pessoa mais indicada. Para melhorar o quadro da ejaculação precoce, você terá que reaprender a sua vida sexual e tentar tirar do subconsciente o que o levou a sofrer dessa disfunção. No tratamento, você terá que começar a sua vida sexual do zero, livrando-se de todo o passado. Para tanto, é preciso estar com a mente aberta e com muita vontade de se tratar. Se a sua companheira puder te acompanhar, o tratamento será ainda mais rápido.
Existem também exercícios simples e fáceis de serem feitos para tratar a ejaculação precoce. Garanta uma vida sexual saudável, feliz e plena para você e a sua parceira. Conheça o tratamento natural para ejaculação precoce, Saiba mais.