A ejaculação precoce é conhecida como um distúrbio sexual, pois ela causa mal estar e perturbação social ao seu portador. O ejaculador precoce sofre principalmente por causa da pressão feita pela sociedade. Para ela, o homem tem que ser uma “máquina sexual”, ou seja, ele deve demorar “horas” para ejacular a fim de oferecer muito prazer à sua parceira.
No entanto, esse distúrbio só começou a ser um problema quando as mulheres se permitiram sentir prazer, pois há muito tempo, a única função do sexo feminino era procriar. Então, com o advento da pílula anticoncepcional e do movimento feminista, as mulheres se libertaram e descobriram o prazer, o que causou certa pressão sobre os homens, que foram obrigados a desvendarem os segredos dos prazeres femininos.
Entretanto, mesmo com a liberdade conquistada pelas mulheres, elas continuaram carregando o legado deixado pelas mulheres de sociedades antigas como a repreensão e a vergonha de sentirem prazer sexual. Somado a esse legado, as mulheres, por motivos também orgânicos, ainda demoram mais para chegarem ao orgasmo.
Por esse motivo, muitos homens acham sofrer de ejaculação precoce, mesmo não tendo esse distúrbio. Uma das definições da ejaculação precoce é a do homem não conseguir satisfazer a sua parceira. Contudo, é preciso levar em consideração o tempo que essa mulher demora para chegar ao orgasmo. O período de latência ejaculatória normal para um homem é de 5 minutos, portanto, muitos homens que pensam sofrer de ejaculação rápida, na verdade, não o sofrem.
Sendo assim, se você acha que a sua ejaculação é prematura, verifique com o urologista se o seu tempo é realmente curto, pois muitos homens têm uma visão errônea desse distúrbio. Mesmo entre a comunidade médica há muitas controvérsias sobre a definição correta da ejaculação precoce.
Para alguns cientistas, a ejaculação é precoce quando o homem não aguenta fazer movimentos de penetração por mais de um minuto. Para outros, é quando ele faz apenas sete movimentos de penetração antes de ejacular e, para outros especialistas, a ejaculação é precoce quando o homem não consegue dar prazer o suficiente para a sua parceira.
Esse último caso deve ser verificado como no exemplo acima para saber se o problema não se encontra na mulher. No entanto, a definição mais aceita é a que diz que a ejaculação é prematura quando o homem não tem controle sobre o seu período ejaculatório, que acontece sem a sua vontade, espontaneamente.
Após diagnosticado o problema, o urologista vai indicar o melhor tratamento. Geralmente, é oferecido um tratamento farmacológico, em que o médico receita medicamentos para retardar a ejaculação. Ainda não existe um remédio formulado especialmente para o distúrbio disponível no Brasil. Por isso, os médicos receitam antidepressivos, que têm como um dos efeitos colaterais causar o retardamento da ejaculação. Porém, esses medicamentos podem fazer com que o homem sofra de alguns efeitos colaterais como dores de cabeça, problemas cutâneos, vômitos, náuseas e diarréias.
Em 99% dos casos de ejaculação precoce, os fatores causadores do distúrbio são psicológicos. Um trauma de infância, de adolescência, problemas amorosos mal resolvidos ou estresse no trabalho podem fazer com que o homem ejacule antes do desejado.
Sendo assim, o melhor tratamento seria o psicológico. Nesse caso, o paciente deve ser muito honesto com o terapeuta, que deve conhecer todos os detalhes da sua vida pessoal e profissional para compreender o que está afetando a sua vida sexual. Se o homem for comprometido, a participação da mulher é essencial nesse tratamento, pois ela pode ser a fonte causadora da disfunção. Se esse não for o caso, ela pode cooperar bastante para o tratamento do seu parceiro para que, juntos, tenham uma vida sexual plena e feliz.
Nesse tratamento, o terapeuta conversará bastante com as partes envolvidas no relacionamento para chegar ao momento em que a ejaculação passou a ser precoce. Assim, ele poderá agir diretamente na fonte que causou o problema.
Para ajudar no tratamento, o terapeuta ensinará técnicas que farão com que o homem tenha mais controle sobre o seu momento ejaculatório com exercícios que poderão ser feitos sozinho ou com a ajuda da companheira. Para que eles façam efeito, é preciso ter muita disciplina e força de vontade. Em alguns meses, o controle sobre a ejaculação estará bem melhor.
Quando o tratamento psicológico é feito com o tratamento farmacológico, geralmente o sucesso é garantido, pois os remédios fazem com que o paciente se acalme e se prepare para o tratamento psicológico, que tem efeitos mais demorados.
Se o homem preferir outros tipos de tratamento, como a medicina alternativa, há muitos métodos que agem sobre a causa da ejaculação precoce. Muitos homens sofrem dela por estresse, ansiedade e nervosismo, que refletem na vida sexual masculina.
A acupuntura é um tipo de medicina alternativa milenar criada pelos chineses. Ela se baseia em aplicar agulhas pelo corpo para equilibrar o fluxo de energia que flui nele. Por isso, é uma ótima alternativa para o tratamento da ejaculação precoce.
A reflexologia tem o mesmo princípio da acupuntura, porém, ela é feita sem o uso de agulhas, é feita apenas com o uso das mãos do especialista, que faz pressão nos pontos de energia com os dedos. Ela não é feita em todo o corpo, mas só nas suas extremidades: mãos, pés e orelhas.
A microfisioterapia é um tratamento novo e foi criada pelos franceses. A técnica baseia-se em procurar cicatrizes patológicas que ficaram de uma doença mal curada no passado. O terapeuta as encontra com o uso das mãos, que apalpam todo o corpo do paciente e as elimina, fazendo com que o próprio organismo aprenda a se curar, pois os movimentos estimulam o sistema imunológico.
O ioga é um tipo de filosofia relacionado a exercícios físicos para tratar a mente e o corpo humanos. A técnica também é milenar e foi criada na Índia. Os seus exercícios de respiração e as posições complicadas fazem com que o iogue, praticante do ioga, tenha controle sobre essas duas esferas humanas, ganhando auto-confiança e equilíbrio em todas as partes do seu ser.
Existem mais tratamentos naturais que podem ser feitos livremente, pois eles não causam efeitos colaterais ou dependência química. Eles são baseados em exercícios simples e fáceis de serem feitos para garantir uma vida sexual feliz para você e a sua parceira. Saiba mais.
Há vários tipos de tratamento para a ejaculação precoce e é preciso conhecê-los bem para escolher o melhor tratamento para você. Portanto, é preciso esclarecer que não existe o melhor tratamento, pois grande parte da eficácia dos tratamentos vem do paciente, que aceita ou não ser curado. Lembre-se que a sua mente é muito poderosa e que, muitas vezes, as doenças são criadas nela.