As causas da ejaculação precoce não são conhecidas com exatidão. Antigamente, ela era tida apenas como uma disfunção causada por problemas psicológicos. Porém, agora, ela é vista como uma disfunção que envolve uma interação complexa de fatores psicológicos e biológicos, o que torna o seu tratamento mais difícil e demorado.
Alguns fatores que podem causar a ejaculação precoce
Entre as causas psicológicas estão as primeiras experiências sexuais, que podem ter condicionado o cérebro do ejaculador precoce a ser rápido em suas relações. Ele pode ter tido que ejacular rápido para não ser descoberto se masturbando pelos pais ou para não ser pego tendo relações sexuais com a namorada na sala da casa dela.
A culpa é um sentimento que perturba os pensamentos do ejaculador precoce. Portanto, se ele sofre de culpa por se masturbar ou por manter relações sexuais com uma prostituta, possivelmente a ejaculação precoce fará parte da sua vida. Então, esses comportamentos são repetidos constantemente pelo cérebro, já que foi o único aprendido por ele.
Outros fatores também podem contribuir para o aparecimento da ejaculação precoce em algum período da vida masculina.
Um deles é a disfunção erétil. Alguns homens ficam ansiosos por manterem uma boa ereção durante as relações e acabam por apressarem a sua ejaculação. Esse comportamento acaba condicionando o homem a sempre ejacular rapidamente.
A ansiedade causada pelo medo da sua performance sexual não ser boa ou por problemas exteriores é um dos principais fatores causadores da ejaculação precoce. Problemas no relacionamento podem ser um bom motivo para o curto período de latência ejaculatória, principalmente se tempos atrás o homem tinha ejaculações em tempos normais.
Vários fatores biológicos podem levar a um quadro de ejaculação precoce. Ela pode estar relacionada a níveis anormais de hormônios, a níveis anormais de químicas cerebrais chamadas neurotransmissores, à atividade reflexiva anormal do sistema ejaculatório, a certos problemas da tireóide, à inflamação ou à infecção da uretra ou da próstata ou à herança genética.
Em raríssimos casos, a ejaculação precoce pode ser causada por danos no sistema nervoso resultante de uma cirurgia ou trauma ou por algum medicamento usado para o tratamento de problemas mentais.
Para saber a causa real da disfunção, o médico deve fazer uma longa investigação para saber o tipo de tratamento a ser utilizado. Para alguns pacientes, o melhor é usar o tratamento farmacológico, enquanto para outros, é o psicoterápico. Porém, na maioria dos casos, a mistura dos dois deve ser feita para que um bom resultado seja alcançado.
Há tratamentos naturais que podem ser realizados sem problemas, pois eles não causam efeitos colaterais ou dependência química. Eles são a base de exercícios simples e fáceis de serem feitos a fim de te garantir uma vida sexual plena e feliz. Saiba mais.