Ícone do site

Como Perder a Timidez em um Guia Completo com Passo a Passo

No artigo anterior, abordamos uma temática de grande importância para mais de 14 mil homens que sofrem com a ansiedade na vida pessoal e sexual. Hoje viemos complementar com informações de como perder a timidez.

A timidez está intimamente relacionada à ansiedade, em momentos de tensão somos acometidos por sintomas desse comportamento como: boca seca, batimentos cardíacos acelerados, agitação e transpiração excessiva.

Por exemplo, quando você falamos em público, a ansiedade é tanta que falamos cada vez mais rápido para não termos mais que nos expor à frente da platéia.

Uma vez relacionada à ansiedade, a timidez também tem ligação com a sensação de medo, de ser avaliado, criticado, humilhado ou ignorado, perante outras pessoas.

O medo é inconsciente e tem o propósito de funcionar como um mecanismo de defesa, auxiliando a pessoa a agir em determinadas situações.

Por essas associações é muito difícil conseguir superar a timidez, ela tem origens diversas, como veremos em breve neste conteúdo, e mais diversas são as formas como ela afeta a nossa vida.

A timidez pode atingir grau de incidência que vai desde uma simples dificuldade para apresentação no convívio social até crises graves de ansiedade e transtornos de identidade.

De certa forma, a timidez pode ser hereditária e criar um ciclo vicioso dentro do próprio lar, você entenderá de que forma isso ocorre já que a timidez é uma condição psicológica. E como a timidez pode prejudicar sua vida sexual e seu relacionamento.

Você sabia que também existem tipos de timidez? Psicólogos especialistas em comportamento explicam os tipos de timidez e como perder a timidez sem perder a personalidade.

O que é a Timidez?

Podemos ser extrovertidos ou introvertidos, e essa característica de personalidade não define a existência ou ocorrência de timidez. Ao contrário do que se pensa, ser tímido não é uma circunstância exclusiva dos introvertidos.

Ser tímido vai depender da sua segurança sobre si mesmo. Pois ela pode prejudicar em diversos fatores do cotidiano.

Inclusive, muitos homens que são tímidos, sofrem não só no convívio social como no desempenho sexual devido a falta de autoestima e controle sobre suas sensações.

A sensação de apreensão quando nos aproximamos de outras pessoas ou a necessidade de se isolar do convívio social e evitar determinadas situações, caracteriza o estado de timidez.

Mas timidez só é considerado um estado comportamental, algo temporário, quando sua influência não é contínua e seus efeitos não prejudicam a vivência diária do indivíduo.

Mas se a timidez for constante na nossa vida, é muito provável que ela provoque efeitos nocivos à saúde psicológica e crie situações desconfortáveis e traumatizantes, podendo levar o indivíduo, no futuro,  a evitar constantemente situações similares àquelas que causaram a sensação de timidez e não encarar as dificuldades, se tornando recluso, inseguro e, muitas vezes, depressivo.

Como citamos acima, muitos homens sofrem de ansiedade, o que transparece durante a relação sexual e por causa disso possuem um certo grau de timidez sem saber, assim, quando o homem passa por um episódio de ejaculação precoce, muitas vezes começa a evitar a relação ou procura artifícios perigosos para superar essa condição.

Daí quem desenvolve timidez incapacitante também desenvolvem alguns transtornos de ansiedade, como a fobia social, ataques de pânico e disfunções sexuais.

Você começa a evitar algumas situações, evita ir a lugares, evita constrangimentos e evita defender a sua opinião por receio do confronto e da exposição?

Então, muito provavelmente, você precisa saber como perder a timidez agora mesmo!

De onde vem a Timidez?

É dito por psicólogos que a hipersensibilidade emotiva, a insegurança, a ausência de habilidades sociais e a necessidade de ser perfeccionista, são portas de entrada para estabelecer a sensação de timidez cada vez mais frequente.

Com o passar do tempo, a associação da angústia com o ato de falar ou interagir socialmente, constrangimento e vergonha, faz com que você evite as mesmas situações futuramente. Como explicamos mais acima.

Perder a timidez é um exercício que exige muita paciência e autoconhecimento, mas será muito gratificante quando percebemos os benefícios que este tratamento pode proporcionar em nossas vidas.

Ele abrange não somente formas de como perder a timidez, mas também como controlar a ansiedade e ter o melhor desempenho sexual.

É de muita importância que se busque formas de, ao menos, amenizar os efeitos da timidez, pois ela pode provocar muitos obstáculos para o sucesso pessoal.

É preciso entender as causas, trabalhar para superá-la e se preparar para atingir os resultados desejados.

Além das causas citadas pelos psicólogos, outras causas observadas podem surgir ainda na infância, adolescência ou início da fase adulta.

Outras causas da timidez

Categorias de Timidez

Para iniciar os métodos de como perder a timidez é preciso que antes de tudo, você saiba qual o tipo de timidez está prejudicando sua vida. Existem três componentes que ocasionam o desenvolvimento da timidez:

Nós até já mencionamos acima, os dois tipos de timidez mais comuns, mas agora vamos explicar melhor como identificá-las e mostrar a existência de mais um tipo peculiar de timidez:

Timidez situacional

Nos sentimos inibidos em ocasiões específicas, quando precisamos interagir com pessoas do sexo oposto, quando estamos em situação de tentativa de conquista, ou precisamos falar em público.

Outro exemplo que podemos destacar é quando passamos pela experiência de fazer sexo pela primeira vez.

Timidez Crônica

Nos sentimos inibidos em todas as formas de convívio social.

Não conseguimos fazer amigos, não conseguimos falar com estranhos, temos medo de falar em público, paquerar então… Impossível! E quando acontece, muitas vezes fugimos da situação de estar a sós com a pessoa desejada.

Homens ainda sentem uma pressão muito grande no momento da transa, não conseguindo ser efetivo devido à ansiedade que a timidez provoca e tendo um péssimo desempenho sexual.

Timidez Prejudicial

Teste de timidez – Será que eu sou tímido?

Nesse pequeno questionário elaborado pelo Shyness Research Institute, você saberá se possui timidez e a que grau está sendo impactado. Responda com franqueza e anote a alternativa conforme seu caso.

#1.Com que frequência você experimenta momentos de timidez:

1 – Uma vez por mês

2 – Quase todos os dias

3 – Constantemente, várias vezes ao dia

#2.Comparado com seus conhecidos, você é:

1 – Menos tímido que eles

2 – Tão tímido quanto eles

3 – Mais tímido que eles

#3.”Minhas mãos suam e o coração bate acelerado quando falo em público” Esta descrição:

1 – Não se parece comigo

2 – Às vezes me sinto assim

3 – Tenho esses sintomas sempre

#4.”Penso que as pessoas reagem negativamente ao que penso e falo” Esta descrição:

1 – Não se parece comigo

2 – Às vezes me sinto assim

3 – Tenho esses sintomas sempre

#5.”Sinto dificuldade de me apresentar socialmente ou começar uma conversa” Esta descrição:

1 – Não se parece comigo

2 – Às vezes me sinto assim

3 – Tenho esses sintomas sempre

#6.”Fico sem reação na frente de alguém a quem admiro ou que me atrai” Esta descrição:

1 – Não se parece comigo

2 – Às vezes me sinto assim

3 – Tenho esses sintomas sempre

#7.”Fico tímido quando converso com pessoas em posição de autoridade – chefe, professor, especialistas no meu ramo” Esta descrição:

1 – Não se parece comigo

2 – Às vezes me sinto assim

3 – Tenho esses sintomas sempre

RESULTADO

Some os números correspondentes as suas respostas para cada uma das sete perguntas e confira o resultado:

7 a 11 pontos – Você não tem problema nenhum com timidez

12 a 16 pontos – Você é um pouco tímido, comportamento que freqüentemente atrapalha seu dia-a-dia. Tente mudar suas atitudes, enfrente o problema.

17 a 21 pontos – A timidez é um traço marcante que lhe impede aproveitar a vida em todos os sentidos. É melhor procurar ajuda.

Como perder a Timidez?

Método 1 – AUTOCONHECIMENTO

Método 2 – AUTOCONTROLE

Método 3 – AUTODESAFIO

Como perder a timidez com a técnica do Ensaio mental

Em 5 passos, profissionais de desenvolvimento pessoal, ensinam como é possível melhorar a convivência social e trazer os resultados para outros fatores da vida, como a relação amorosa e a relação sexual.

Primeiro passo

VISUALIZE o que você quer mudar ou melhorar, olhe para a situação como ela é hoje. Preste atenção nos detalhes dessa situação e em como você se sente nestas ocasiões.

Analise toda ocorrência como se fosse outra pessoa e a partir de determinados pontos, pontue aqueles que mais lhe causam desconforto.

Segundo passo

DECIDA o que você quer mudar ou melhorar no cenário da situação que você criou. É aqui que você irá filtrar as atitudes e ações necessárias, ainda como um personagem na história, para evitar o desconforto que prejudica o desenvolvimento pessoal.

Terceiro passo

ALTERE tudo que você decidiu. Depois que você definiu as atitudes e ações imagine novamente a situação de acordo com essas decisões para ver como ela decorre.

Se você estiver imaginando a conquista ou a aproximação de uma mulher na qual você tem interesse, imagine as possíveis oportunidades de conseguir se destacar para ela.

Viva e reviva tudo o que foi imaginado até que você entenda a reação alheia. Revisando cada mudança e como ela interferiu no decorrer da cena.

Quarto passo

Agora é sua vez de ENTRAR NA HISTÓRIA. Agora que seu personagem alcançou os três primeiros pilares da conquista do autoconhecimento, você pode tomar as rédeas para ter autocontrole. Seja o personagem que você criou e procure assimilar as ações dele.

Quinto passo

Crie uma conexão com o FUTURO. Depois de definida a história e as sensações do seu personagem (de você mesmo), imagine todo este roteiro em uma situação futura que poderá ocorrer em breve.

E quando chegar o momento, coloque em ação as atitudes e ações juntamente com os métodos ensinados no decorrer deste artigo.

O que mais posso saber sobre como perder a timidez?

Lembra que dissemos que a timidez também pode ser um grande bloqueador para sua vida íntima e em relacionamentos amorosos?

Existe uma solução que mais de 14 mil homens em todo mundo encontraram para reconquistar sua autoestima e inovar no relacionamento, com sua parceira, sua família, amigos e vida social.

Este método foi criado para ajudar muitos homens que sofrem com ejaculação precoce e não conseguem superar essa disfunção com ajuda clínica ou outros meios menos indicados.

Mas o que ejaculação precoce tem a ver com a timidez? TUDO! A sensação de timidez nos faz ficar mais ansiosos e a ansiedade é o maior causador da disfunção sexual.

Logo, o desempenho sexual cai e os prejuízos no relacionamento são eminentes e visíveis, grande parte dos divórcios acontecem por causa da falta de diálogo e insatisfação sexual de ambos os lados, daí a importância de saber como perder a timidez.

Neste tratamento, porém, você irá encontrar passos mais abrangentes para tratar todos os aspectos do seu desenvolvimento, controle emocional, psicológico, formas naturais de tratar a ejaculação precoce e ainda melhorar sua desenvoltura na cama e na vida social.

Saiba como ser mais consciente de si mesmo, como os outros o veem, o que sua parceira espera de você e como ser um homem completo e autoconfiante!

Não deixe de fazer sua lista dos passos de como perder a timidez e clique no banner abaixo para ter acesso ao conteúdo para ampliar sua performance.

Nos falamos em breve, grande abraço.

Deixe sua Classificação
[Total: 0 Média: 0]