Quem sofre de ejaculação precoce deve identificar as causas da disfunção, para que o tratamento seja mais eficiente, garantindo resultados satisfatórios. Existem várias soluções para a ejaculação precoce, sendo a primeira delas o acompanhamento de um especialista, que consiga ajudar no controle sobre a mente e o resto do corpo.
Na maioria dos casos de homens com ejaculação precoce, ela está relacionada a causas psicológicas ao invés de problemas fisiológicos. Por conta disso, é necessário resolver baixa autoestima, ansiedade, medo de fracassar e outros transtornos, inclusive depressão. Logo, as soluções para a ejaculação precoce incluem a resolução desses problemas.
Ao consultar com um médico especialista, é necessário identificar se o paciente começou a apresentar o problema depois de uma experiência traumática ou se a ejaculação precoce sempre fez parte da vida sexual do homem. O tratamento psicológico pode ser associado a medicamentos como antidepressivos. Esse tipo de remédio diminui a ansiedade, condensa as secreções e reduz o nível de excitação, pois antidepressivos costumam ter inibidores seletivos de recaptação de serotonina.
Além do tratamento com antidepressivos, que colaboram para o que o paciente estabeleça um vínculo maior com a terapia, há homens que consideram o uso de remédios contra disfunção erétil como uma das soluções para ejaculação precoce. Esses medicamentos auxiliam no relaxamento das células musculares lisas, o que aumenta o fluxo sanguíneo para o pênis. Outro benefício desse tipo de remédio é a redução do período refratário, isto é, do intervalo de tempo entre uma ereção e outra.
Assim como os antidepressivos, os medicamentos específicos para disfunção erétil só devem ser utilizados a partir da autorização de um médico capacitado. Se o homem quiser agir por conta própria, ele corre o risco de ter diversos efeitos colaterais, que podem atrapalhar não só o seu desempenho sexual como outras áreas da sua vida.
Para solucionar o problema de ejaculação precoce, também é possível recorrer a vários tipos de exercícios, que ajudam a deixar o homem mais concentrado e controlar melhor os estímulos sexuais. O primeiro desses exercícios diz respeito à respiração no momento da excitação. É importante respirar de forma apropriada, sem deixar que a ansiedade comprometa as pausas que devem ser feitas a cada respiro.
Outra solução bastante simples para acabar com a ejaculação precoce é a técnica chamada start-stop, que pode ser utilizada tanto durante a masturbação quanto na hora do sexo. Essa técnica consiste na interrupção do estímulo quando o homem estiver prestes a gozar. Desse modo, quando perceber que a ejaculação está próxima, o homem precisa parar os movimentos até o corpo esfriar e a vontade passar momentaneamente. Após alguns segundos, é só voltar a penetrar ou a se masturbar.
A técnica de começar e parar a excitação pode funcionar muito bem para alguns homens durante a masturbação, mas na hora do sexo eles não conseguem controlar a vontade de ejacular. Por isso, é fundamental tratar a ansiedade e praticar bastante, não apenas sozinho, mas também junto da outra pessoa, o que pode ser muito prazeroso para ambos e pode ajudar a relaxar durante a penetração.
Além disso, o casal pode experimentar posições sexuais diferentes, afinal, algumas podem contribuir para que o homem seja capaz de controlar melhor sua ereção, evitando a ejaculação precoce, que pode ocorrer durante a penetração e até mesmo durante as preliminares em alguns casos.
Por fim, também é possível controlar a ejaculação pela técnica do aperto, em que o homem precisa apertar a cabeça do pênis (glande) por rápidos segundos quando estiver com vontade de ejacular, ou por exercícios envolvendo o músculo pubococcígeo (localizado entre o saco escrotal e o ânus), que funcionam pela simulação do ato de urinar, que deve ser interrompido em séries regulares. Assim, o controle na hora de ejacular será muito maior.